Dica de Português

Ter pego ou ter pegado?

Muitas vezes, dizemos algumas expressões em nosso dia-a-dia e não sabemos se ela está correta, isto é, de acordo com a norma culta da nossa língua. Uma delas é a que está no nosso título. Será que estamos falando errado e não sabemos?

Na classificação dos verbos da língua portuguesa, temos os abundantes. Eles são assim chamados por apresentarem mais de uma forma de conjugação com o mesmo valor. Esta abundância é mais notada em verbos no particípio.

Por isso, existem alguns verbos que aceitam duplo particípio: regulares e irregulares. Os regulares é a forma que nós conhecemos com a terminação –ado e –ido e somente são usados com os verbos ter e haver (ter amado, haver desejado, ter aconselhado, ter partido, haver vencido, ter querido etc.). Já os irregulares são os com a terminação diferente de –ado ou –ido e são usados somente com os verbos ser e estar. Abaixo listamos alguns verbos classificados como abundantes e suas formas regulares e irregulares:

Verbos Regular Irregular

Ter e Haver Ser e Estar
aceitar aceitado aceito
acender acendido aceso
defender defendido defeso
eleger elegido eleito
entregar entregado entregue
enxugar enxugado enxuto
expressar expressado expresso
fritar fritado frito
imprimir imprimido impresso
isentar isentado isento
limpar limpado limpo
matar matado morto
pegar pegado pego
prender prendido preso
salvar salvado salvo
segurar segurado seguro
soltar soltado solto
sujeitar sujeitado sujeito
suspender suspendido suspenso



Como vocês perceberam e respondendo à pergunta do nosso título, o correto é ter pegado, mas podemos falar também ser pego.

marcia_peq2
Marcia Moreira
Equipe Pedagógica do Instituto Universal Brasileiro

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br